Durante o mês de julho, Ilhabela, no litoral paulista, a cerca de 200 km de São Paulo, é destino obrigatório para apreciadores do veleiro e velejadores profissionais, além de ser um passeio delicioso para fazer com a família.

Velejar em Ilhabela

Os ventos, as correntes e as condições variadas para montar as raias fizeram com que Ilhabela ganhasse o título de Capital Nacional da Vela, na década de 1980. Ilhabela também é o cenário de competições de esportes aquáticos, como o Ilhabela Sailing Week. Então, vem comigo e confira o que é o evento e dicas especiais para quem quer velejar em Ilhabela, além de atrativos da cidade durante o inverno e opções de hospedagem.

Ilhabela Sailing Week 2015

Ilhabela Sailing Week

A semana internacional de vela de Ilhabela é marcada com o Ilhabela Sailing Week, principal competição de vela da América Latina, realizada desde 1969, que acontece entre 03 e 12 de julho de 2015.

O evento reúne mais de 1.000 velejadores, que disputam uma semana inteira de regatas, no estilo percurso, a Alcatrazes por Boreste, uma regata bastante longa, que chega a demorar mais de oito horas para concluir. A edição 2015 do Ilhabela Sailing Week é marcada por regatas, shows musicais com artistas nacionais como Biquini Cavadão e mostras de dança.

Outras opções de lazer em Ilhabela até o começo do outono

Passeio de barco em Ilhabela

O passeio de barco, passeios de lancha ou a bordo de uma escuna são as melhores escolhas para conhecer as praias incríveis de Ilhabela. Na cidade, há diversas empresas que realizam esses passeios, que duram entre 4 e 6 horas.

Quem gosta de velejar não pode deixar de conhecer a praia do Pequeá, que conta com as correntes de vento ideais para o esporte. A praia do Pequeá possui boa infraestrutura, com quiosques e bares, e sedia o Projeto Navegar, uma escola especialmente montada para ensinar Vela e Caiaque para crianças das escolas municipais de Ilhabela.

mergulho

O mergulho também é uma prática muito procurada por turistas em Ilhabela, já a ilha possui mais de 20 naufrágios e diversas histórias que só podem ser conhecidas no fundo do mar.

Outra opção de lazer em Ilhabela é o turismo de aventura. Para os adeptos a esportes mais radicais, passeios por trilhas – a pé, de bike ou a bordo de veículos 4×4 – levam os turistas a praias isoladas, como a paradisíaca Praia de Castelhanos, e a belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira da Toca. A dica é conhecer as trilhas do Morro do Baepi e do Bonete.

Festival do Camarão de Ilhabela

Para movimentar o turismo na cidade, a prefeitura de Ilhabela também promove alguns eventos durante o inverno, até o final do ano, como o 1º Ilhabela Boat Week, de 02 a 12 de julho; o 20º Festival do Camarão de Ilhabela, de 15 a 30 de agosto; o 6º Festival da Tainha, entre 12 e 13 de setembro; e a Feira Literária de Aventura de Ilhabela, de 18 a 31 de outubro.

Hospedagem em Ilhabela

Beach Hotel & Spa

Ilhabela oferece diversas opções de hospedagem, desde as mais baratas até as luxuosas. Aqui, vão três opções que atendem a todos os bolsos.

O Camping Pedra do Sino é ideal para quem quer economizar na hospedagem. Possui espaço para as barracas de camping, trailers e chalés para quem quiser mais conforto, além de refeitórios, cozinha, sanitários, churrasqueiras, sala de TV, piscina, campo de futebol e estacionamento gratuito.

A Caravela Pousada está próxima a famosa praia do Bonete e há ótimas opções de passeios, como as trilhas que levam a Cachoeira do Gato. Oferece estacionamento grátis, serviço de lavanderia, atividades de recreação para a família, serviço de translado e um café da manhã delicioso.

Para quem prefere luxo e mais conforto, tem que se hospedar no DPNY Beach Hotel & Spa, localizado na fantástica Praia do Curral. O hotel tem uma infraestrutura de cair o queixo e oferece uma experiência única no quesito hospedagem. O serviço é, realmente, surpreendente, o café da manhã é completo e o quarto não fica atrás, com cara de praia e conforto de hotéis da capital.

Para os que viajarão até Ilhabela por causa da semana de vela, no site do Ilhabela Sailing Week é possível encontrar a rede hoteleira parceira que oferecem promoções especiais para julho.

Como chegar em Ilhabela

Muita gente não sabe, mas como Ilhabela é uma ilha, não existe acesso direto de carro. Para chegar na Ilhabela, você precisa ir até a cidade de São Sebastião, a cerca de 200 km da capital paulista e pegar a balsa para atravessar o canal com destino a Ilhabela.

 

Gostou, compartilhe com os seus amigos.