Ilhabela fica a cerca de 200 km da capital, faz jus a seu nome, com cerca de 42 belíssimas praias, algumas badaladas, outras tranquilas e desertas, há praias para todos os gostos. Além das praias, há um parque estadual(a maior reserva de Mata Atlântica do mundo, com 85% de mata preservada), cachoeiras e naufrágios históricos. Aqui as águas cristalinas e a areia branca e fina, compõem o cenário deslumbrante, seja com o sol ou a lua como coadjuvantes. Segundo os moradores, é possível visitar uma cachoeira por dia, sem repetir, durante o ano inteiro. Mas deixaremos para outra matéria, a abordagem sobre as cachoeiras, visto que hoje daremos dicas para se curtir a Ilhabela a dois.

ilhabela8

Imagine-se num jantar, sob a luz de um belo luar, ao som de ondas quebrando, com brisa suave e ao lado de quem se ama. Porque não viver momentos assim com quem se ama? Em Ilhabela, a natureza exuberante proporciona momentos de puro romance.

O acesso à cidade é feito por ótimas rodovias(Dutra, Carvalho Pinto, Tamoios, Ayrton Senna), atravesse o canal de São Sebastião com a balsa, com destino à ilha. Se não quiser ficar na fila tradicional para a travessia, existe um serviço com taxa adicional, que tira você da fila, use o HORA MARCADA.

Velejar em IlhabelaNesse roteiro destacaremos os hotéis e pousadas, que se destacam, pela estrutura e pelo serviço oferecido. Restaurantes que te oferecem verdadeiras viagens gastronômicas e alguns passeios ideais para aproveitar os momentos a dois. 

Esculturas de Alvaro Bahamondes

Mesmo que vocês não sejam apaixonados por escultura, certamente por animais marinhos vocês tem estima. Alvaro Bahamondes nasceu no Uruguai, mas vive há mais de 30 anos em Ilhabela. Esse incrível artista cria suas peças à partir de sucata, e retrata os animais marinhos em extinção.

Quando Alvaro não está em seu atelier criando, está mergulhando nas águas cristalinas da ilha, talvez seja daí, a fonte de sua inspiração. 

Suas obras são bastante conhecidas, pois participa frequentemente de exposições ao ar livre. As peças criadas são em tamanho real, em seu acervo existe até uma baleia, imaginem.

Reserve um tempo em seu passeio à Ilhabela e agende a sua visita ao atelier, as peças são lindíssimas, certamente, renderão boas fotos.

Passeio na Vila

Apesar das opções de hospedagem sugeridas a seguir oferecerem uma ampla gama de atividades, como massagens ou atividades na praia. A área central de Ilhabela conhecida como a Vila é movimentada à noite, pois conta com diversos bares, restaurantes e cafés – principalmente na rua do Meio, que fica lotada nos finais de semana e na alta estação. Para ouvir um som, a dica é o Irish Pub e o Bar SP.

ponto das letras2ponto das letras1

Mas se a intenção é terminar a noite com um café e um doce gostoso, a parada certamente deve ser no Ponto das Letras, uma tradicional livraria com cafeteria, com ar condicionado e música agradável. Os cafés são bem tirados e os doces incríveis, difícil é escolher entre o brigadeiro, torta de banana, apfelstrudel ou o pavê de chocolate. Depois conta pra gente, qual foi o seu escolhido?

Se você preferir um sorvete, a sorveteria Rocha é a mais tradicional e amada da cidade, com uma variedade incrível de sabores, o destaque fica por conta do Macaco Louco(banana, nozes e chocolate). Os sorvetes são produzidos artesanalmente na ilha, com a receita tradicional que fez a fama da marca pelo litoral paulista.

gelateria tradizionaleOutra sorveteria que agrada bastante turistas e moradores da Ilhabela, é a Gelateria Tradizionale, seu estilo é diferente da Rocha, pois segue o estilo das gelaterias italianas (tipo Bacio de Latte), o sabor que se destaca aqui é o Cuba.

Passeio de escuna

Já se imaginou fazendo um passeio de escuna? A embarcação parte do píer do Perequê, há uma escuna que sai às 11 da manhã e retorna às 17:30hs, passa pelas praias do Jabaquara e da Fome. A primeira parada acontece na praia do Jabaquara, onde a escuna fica ancorada por 1,40 horas, depois segue para a praia da Fome.

passeio de escuna1

ilhabela praia da fome

A praia do Jabaquara é considerada uma das mais belas do litoral norte paulista, com areais claras e 300 metros de extensão. Lá encontramos um restaurante de boa qualidade e uma antiga sede de fazenda. A praia é cortada por dois cristalinos riachos.

A praia da Fome tem 150 metros de extensão, coberta por areia branca e fina. Seu acesso é feito somente por barco ou pela trilha do Poço, o que a torna muito especial e restrita.

Se quiser mergulhar, eles alugam o snorkel. Como trata-se de um passeio no mar, fica sujeito às condições climáticas. Mais detalhes

Hospedagem na Ilhabela

DPNY Beach Hotel & Spa

Considerado um dos melhores hotéis de praia do mundo, oferece um ambiente ideal para casais, sua decoração e serviços remetem ao clima de paixão. Aqui toda estrutura é organizada, desde o rodapé até o lustre, pode-se jantar à luz de velas na praia, com direito a garçom exclusivo. Um luxo, não é?

Hotel DPNY

Hotel DPNY

DPNY Beach Hotel & Spa, localizado na Praia do Curral. Oferece uma experiência com exclusividade, através de suas 79 suítes super espaçosas, confortáveis, aconchegantes e bem decoradas, destaque para a cama extra grande e a máquina de Nespresso – piscinas deliciosas(climatizada, interna), jacuzi, saunas, spa, serviço de praia impecável e o restaurante Tróia espetacular. Vocês se sentirão como rei e rainha nesse hotel. A vista é maravilhosa, no fim da tarde, o por-do-sol vale cada minuto. No hotel não se percebe o barulho incômodo, só a música ambiente e o som do mar. Inspirador, não?

Agora imagine-se acordar ao lado da pessoa amada, desfrutar um café da manhã maravilhoso com uma bela vista do mar. Parece cenário de sonho ou conto de fadas. Tudo com planejamento é possível, e o amor merece.

Mesmo que você não esteja hospedado aqui, eles oferecem o day use, onde você usufrui de alguns serviços do spa e do hotel, com o pagamento de uma taxa. Faça essa surpresa a quem você ama.

Porto Pacuíba Ilhabela Hotel

O hotel fica na praia do Viana e é muito próximo à Vila histórica! Possui clima intimista e elegante, café da manhã farto e repleto de mimos, tem piscina com bar molhado e aquecida no ponto certo(ideal para os dias de clima mais instável), ofurôs, TV a cabo diversificada, DVD player disponível para os dias chuvosos, sauna, decoração de muito bom gosto e um restaurante que oferece uma experiência gastronômica extremamente prazerosa.

porto pacuiba

porto pacuiba1

Se quiser praticar alguma atividade na praia em frente ao hotel, você pode usar o caiaque, snorkel e o pé de pato(cortesia do hotel), além da possibilidade de se alugar uma prancha para stand up e se aventurar nas tranquilas águas da praia do Viana.

Maison Joly Ilhabela

O problema aqui é não querer ir embora, afinal, quem resiste, ser recebido com docinhos no quarto e ter um atendimento atencioso dos funcionários. Construído num estilo rústico praiano, imagine-se na Costa Amalfitana(Itália) com aqueles hotéis coloridos das encostas. Os quartos bem decorados, com estátuas romanas, lareira, terraço, hidro nas suítes e uma vista espetacular para o canal de São Sebastião, assim é o Maison Joly Ilhabela.

maison joly

maison joly1

O restaurante tem um cardápio rico e de muito bom gosto. No canto, um piano. Se puder, escolha o quarto que tem a piscina privativa, com vista para o mar. A praia fica a 800 metros de distância.

Acostumado a receber gente famosa, inclusive Ron Wood(Rolling Stones), já esteve por lá, bem como sua Majestade a Rainha Silvia, da Suécia.

O hotel fica muito próximo ao centro histórico da ilha, o que permite visitar à pé a igreja Matriz da cidade e os bares do centro.

Mas, não se assuste se só encontrar frios na mesa do buffet do café da manhã, pois os pães e bolos são servidos na mesa (todos caseiros e muito bem feitos). Não esqueça de pedir os ovos Joly para o café da manhã, a funcionária é extremamente querida e explica direitinho a receita para que possamos repeti-la em casa. Peça para visitar a caverna mistica , poucas pessoas a conhecem.

Carinho sem limites com os hóspedes, isso sim, faz diferença.

Restaurantes românticos em Ilhabela

Restaurante Portinho

Se a sua preferencia for pela culinária italiana, o restaurante Portinho oferece massas frescas e molhos preparados artesanalmente com maestria. Localizado dentro do Hotel Ananas, próximo à ilha das Cabras, num ambiente intimista e com uma linda vista. 

O buffet de antepastos já satisfaz os menos famintos, as massas com frutos do mar são imbatíveis, com vinho e boa companhia então, sem palavras.

ilhabela portinho2ilhabela portinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Restaurante Portofino

A vista do mirante é maravilhosa. A experiência gastronômica inicia-se com louvor desde o couvert. Se você não estiver hospedado no Porto Pacuíba Hotel, precisará fazer reserva.

O menu oferece pratos com frutos do mar, carnes diversas e exóticas, e aves, tudo preparado com o intuito de lhe oferecer a melhor experiência gastronômica na Ilhabela. Considerado por muitos, como o melhor restaurante da ilha. 

Se você gosta de canoles e pistache, não deixe de experimentar os desse restaurante, veja o perigo, cannoli com sorvete de pistache ao creme zabaione. Irresistível!

Olha esse por do sol. Ideal até mesmo para um drink de final de tarde.

ilhabela portofinoilhabela portofino1

Marakuthai Ilhabela

Esse restaurante contemporâneo de sotaque tailandês, é tipo pé na areia e se tornou um grande sucesso em Ilhabela, por conta dos pratos que encantam pelo sabor e pela apresentação delicada.

A cheff Renata Vanzetto de apenas 23 anos comanda a cozinha, apesar da pouca idade essa premiada cheff fez estágio(2011) no restaurante número 1 do mundo, o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi.

É muito romântico saborear as iguarias do Marakuthai, à luz de velas, tendo como tela de fundo a marina repleta de barcos, que mais parecem aquelas pinturas que fazemos quando criança.

marakuthai ilhabela

Dependendo da época em que você estiver em Ilhabela, poderá aproveitar os vários eventos culturais e gastronômicos, que fazem parte da rica agenda turística da cidade, tem atividades para praticamente o ano todo, incluindo o campeonato internacional de vela, Vento Festival, Festival da Sardinha, Festival do camarão, dentre outros.

Gostou das dicas? Quer compartilhar algum outro lugar incrível na ilha para ser desfrutado a dois, compartilhe conosco. Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Confira alguns outros roteiros nas proximidades de Ilhabela, confira os links a seguir:

Férias paradisíacas nas praias de São Sebastião

Turismo sustentável em Ubatuba

Gostou, compartilhe com os seus amigos.