Sempre que vai chegando aquele período de férias vem a preocupação com a balança e a possibilidade de todo o esforço ao longo do ano na academia ir por água abaixo. Praticar esportes na praia é simples e existem muitas opções ao longo do litoral paulista para que você mantenha seu ritmo da prática de exercícios. Se você já segue um bom ritmo no seu dia-a-dia, aproveite sua viagem para mexer o corpo e se divertir ao mesmo tempo.

Praia do Bonete, em Ilhabela

Para montar um roteiro de esportes na praia eu escolhi Ilhabela, pois considero uma cidade completa para todos os tipos de esportes. Vamos pra lá?

Esportes na Praia

A caminhada

Praia do Bonete

Vou começar com o clichê, mas sempre muito adepto a esportes na praia: a famosa caminhada. Mas ao invés de fazer aquele vai e volta na beira do mar, a caminhada vai ser por uma trilha para chegar na praia mais bonita de Ilhabela, a Praia do Bonete. São 12km de trilha, começando pela Ponta de Sepituba. Não, não é uma caminhada qualquer ou fácil, na verdade é bem puxada.

Nessa brincadeira, você mata cerca de 800 calorias e leva de 4 a 5 horas. Mas chegando na praia você já vai entender o tamanho da recompensa. Para voltar, não precisa forçar a barra, combine o preço com os caiçaras locais e pegue um barquinho. Só para terminar de te convencer, esta praia está na lista das top 10 no Brasil.

O mergulho

Mergulho na Ilha das Cabras

A segunda atividade física recomendada, dentre os esportes na praia, e que sempre me empolga muito é o mergulho. Ao mesmo tempo que te exige preparo físico, você vai curtindo a flora e fauna marítima e nem lembra que está praticando uma atividade física. E quando se fala em mergulho no litoral paulista, Ilhabela é o primeiro destino para lembrar. Seja snorkeling ou com cilindro, os dois trazem benefícios para a saúde e para a mente. Para praticar o mergulho, procure pelas escolas que levam até a Ilha das Cabras. Em uma hora de atividade você queima 230 calorias.

Stand Up Paddle

Stand Up Paddle

Ficando cada dia mais popular, o Stand Up Paddle também traz benefícios para a saúde e garante diversão ao mesmo tempo. Embora pareça muito fácil, começar com instrução não é nada mal. Fica bem mais fácil de pegar e curtir sem limites depois, foi assim o meu primeiro passo. A empresa Paddle Club, de Ilhabela, promove uma aula com 5 km de remada, repassa as técnicas de segurança e de remo. O valor é de R$120 e você garante a perda de 560 calorias.

Esportes de Areia

Praia da Siriúba

Ilhabela tem 40 motivos para você manter seu ritmo de exercícios físicos. São 40 praias espalhadas em 130 km de costa. Então escolha uma destas modalidades para dar aquele pique na primeira hora da manhã: vôlei de praia – 300 kcal/hr; Frisbee – 240 kcal /hr; frescobol – 380 kcal/hr. Para estas modalidades, eu prefiro optar por praias menos movimentadas, até para não atrapalhar os banhistas.

Minha dica é a Praia da Siriúba, bem tranquila e de mar calmo para dar aquela refrescada depois. Quer mais um motivo? Não precisa né? Atividade física não significa sofrimento quando se faz o que gosta. Se você está planejando o seu roteiro, mais um motivo para unir o útil ao agradável e curtir a comilança depois sem culpa.

Aloha!

 

Gostou, compartilhe com os seus amigos.