espaco-aventuraEm tempos de Paralimpíadas, o turismo brasileiro começa a dar sinais de uma verdadeira preocupação com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Haja visto que quase 6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o que perfaz quase 13 milhões de pessoas. Torcemos para que políticas públicas e privadas possam proporcionar uma vida cada vez mais inclusiva e independente aos portadores de necessidades especiais do Brasil.

Essa semana ficamos muito felizes ao saber que na cidade litorânea de Caraguatatuba(litoral norte paulista), foi criado o Espaço Aventura – com arvorismo, escalada e tirolesa. Um espaço conta com equipamentos para a realização de diversas atividades, acessíveis também para pessoas com deficiência e idosos.

espaco-aventura2Aventura, diversão e bem estar físico. Essas são algumas das atividades que o complexo instalado em Caraguatatuba oferece para pessoas de todas as idades. Pode-se praticar o arvorismo, a tirolesa e a escalada – no arvorismo são três níveis de aventura: Nível I voltado para crianças, Nível II adultos, inclusive cadeirantes, idosos e crianças (com autorização dos responsáveis e supervisão de monitores) e idosos.  Os cadeirantes tem acesso ao arvorismo nível II através do elevador, podendo assim realizar o percurso da ponte. O nível III é o mais alto, voltado a jovens com alta capacidade para aventura e emoção.

Há também uma tirolesa para crianças e outra para adultos. Os cadeirantes podem participar desta atividade com uso de material adaptado para suspensão. Já na escalada, somente pessoas com capacidade física para uso de membros inferiores e superiores conseguirão usufruir. Todas as ações são supervisionadas por monitores.

espaco-aventura3O projeto funciona às quartas-feiras, das 8 à 14hs, quintas-feiras, das 13 às 19hs, sextas-feiras e sábados das 16 às 22hs., e aos domingos o atendimento será das 10 às 16hs, na Praia do Centro(avenida Dr. Arthur da Costa Filho – ao lado da praça de eventos). O projeto prevê monitores especializados para atendimento à população.

Socorro é outra cidade que tem várias atrações turísticas adaptadas para proporcionar aventura  e adrenalina a todos.

Parabéns a todas as cidades que percebem a importância de se criar atrações turísticas adaptadas às pessoas com necessidades especiais.

Gostou da dica? Você conhecer outras cidades que possuem atrações turísticas preparadas para receber esse importante turista? Compartilhe conosco. Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Quer conhecer outra cidade que oferece turismo visando a acessibilidade, confira a seguir:

Socorro: a cidade da acessibilidade

Caraguatatuba: praias paradisíacas de águas claras

Gostou, compartilhe com os seus amigos.