Caraguatatuba criou um espaço dedicado a criação de belíssimas peças de cerâmica. Atualmente, conta com 18 fornos e uma intensa atividade que pode ser acompanhada por intermédio da Rota da Cerâmica. Aqui o artesão tem o privilégio de morar e criar suas peças em uma área remanescente de Mata Atlântica, na foz do rio Juqueriquerê, coberta com mata natural e manguezal, dormitório de garças migratórias e criadouro de inúmeras espécies marinhas. Os ateliês são em sua maioria, bem simples, montados nas próprias residências dos ceramistas, o que dá um toque intimista e acolhedor.

atelierdasartes8

A proposta principal do Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar era trazer a cerâmica como opção de trabalho e fonte de renda, pensando-se na possibilidade de expansão da arte na região e da criação de um roteiro artístico-cultural. São dezenas de ceramistas na cidade e mantem seus ateliês abertos para todos.  Essa é uma opção de passeio para toda a família que começa a se estruturar, propondo um novo roteiro turístico cultural na cidade.

atelierdasartes6

Apesar de ser tratado como rota, o percurso se estende por diversos pontos da cidade, o que não diminui sua magia. Conhecer a arte empregada nos fornos de cerâmica e nas peças ali produzidas é programa obrigatório para o apreciador da arte artesanal.

atelierdasartes4

Os ateliês são, em sua maioria, montados nas próprias residências dos ceramistas, o que dá um toque intimista e acolhedor. Bem naturais e sempre apresentados de forma simples, são ambientes interessantes e bem tranquilos. A qualquer hora que se chegue é possível encontrá-los trabalhando, envolvidos, transformando o barro, que vai tomando forma e externando a criatividade e a emoção do ceramista. 

O barro é um dos materiais mais humildes que existem na natureza, mas também dos que mais resistem ao tempo. Você pode colocar tanto a alma, quanto a raiva, ou outra emoção qualquer. O barro aceita, se converte e você acaba tirando disso um resultado único.

atelierdasartesTer os fornos de cerâmica abertos à visitação gera novos roteiros de turismo cultural, uma opção para dias sem sol; no aspecto econômico, promove a venda direta ao consumidor eliminando outros canais e agrega valor ao trabalho, pois o artista mostra como são produzidas suas peças e ainda fortalece a identidade cultural da região promovendo o artesão local.

Todos funcionam diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, mas é interessante entrar em contato com os ceramistas antecipadamente para agendar uma visita aos ateliês. Confira a programação no site.

Gostou das dicas? Se tiver algum outro local para nos indicar, compartilhe conosco. Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Conheça mais sobre a cidade de Caraguatatuba, acessando os links.

Caraguatatuba: suas praias paradisíacas de águas calmas

Caraguatatuba: no Espaço Aventura, o turismo é democrático

Gostou, compartilhe com os seus amigos.