Bragança Paulista dista apenas 86 km de São Paulo e pertence ao circuito entre serras e águas, a cidade situa-se entre sete colinas, em cada colina encontramos uma igreja ou capela, prova que a cidade cresceu sob à luz da fé católica. Essa cidade pode ser uma ótima opção de turismo de aventura e relax. Assim, se elimina todo o estresse acumulado durante a semana na capital, sem ter que ficar horas na estrada. Graças à sua localização, possibilita a prática de esportes radicais que elevam a adrenalina a um elevado nível, seja no off-road, downhill, wakeboard, escalada, rapel e a tirolesa – para se ter idéia lá encontramos a maior tirolesa das Américas, com 1900 metros podendo atingir a velocidade de 107 km/h a 100 metros de altura, adrenalina pura.

bragantino

A cidade foi uma grande produtora de café, na época em que essa commodity era considerada o ouro negro, para o mundo. Esse desenvolvimento percebe-se inclusive nos dias atuais, devido à sua rica arquitetura e comércio. E foi por causa desse comércio que surge a relevância da linguiça de Bragança – devido ao fato de ser um importante centro comercial, muitos vinham à Bragança a negócios e acabavam levando de lembrança para seus clientes e familiares a linguiça de Bragança, o que gerou essa notoriedade entorno desse produto, que agora é patrimônio cultural imaterial do Estado.

linguiça bragança

Hoje em dia, acontece anualmente na cidade a festa da linguiça, que reúne os principais produtores da iguaria, onde encontramos restaurantes que utilizam a linguiça como ingrediente principal em variadas preparações (temakis, yakisobas e até coxinhas).

Graças à sua localização geográfica, os passeios de barco, lancha, ou chalana proporcionam momentos divertidos e emocionantes, na represa Jaguari-Jacaré.

Destacamos algumas atividades que podem ser feitas na cidade e que vão te surpreender.

Aventura

Mega Tirolesa Pedra Bela

Como  mencionamos, a maior tirolesa da América Latina fica em Bragança Paulista, precisamente em Pedra Bela. Imagine-se descendo por um cabo com 1.900 metros de extensão, a 100 km de velocidade e a 100 metros de altura, adrenalina a mil, não é mesmo?

tirolesaA compra do ingresso pode ser feita no quiosque localizado no portal da cidade, onde se ficam os monitores preparados para equipá-lo e levá-lo ao sopé da pedra (numa van). No alto desta há monitores que checam e plugam seu equipamento ao cabo, liberando sua descida somente após autorização dos responsáveis pelo freio.
A saída acontece do alto da pedra do santuário e a chegada é no portal, experimente 1 minuto e 30 segundos de pura emoção. O peso mínimo exigido para a descida é de 40 kg e máximo de 150 kg. Então é criar coragem e descer a montanha.

Donwhill – Montanha de Guaripocaba

A pista de Guaripocaba, é uma das melhores pistas de donwhill do Estado de São Paulo (se não for a melhor), com obstáculos alucinantes: rock-gardens, drop-offs, drop sobre pedras, doubles sobre troncos e por ai vai…sem falar do Drop da Favela que em dias de competições, é o local preferido dos espectadores por exigir técnica e fluidez do piloto. E o visual do pico é incrível!!!

downhill1Iniciantes e profissionais podem conhecer a região de Bragança de outro ângulo: de cima. A cidade tem picos com escaladas com graus de dificuldade de três (fácil/iniciantes) a 11 (difícil/profissionais). Como não há sinalização indicando a graduação, é importante entrar em contato com alguém que conheça a área.
Os lugares mais procurados são o Visual das Águas, na represa de Bragança, e o Guaraiúva, na serra do Lopo. A trilha mais procurada fica no pico do Guaripocaba. Em uma propriedade particular, ela só pode ser explorada após agendamento com Renato Alves Júnior (repolhodh@hotmail.com)

Fazenda Coronel Jacinto

fazenda-coronel-jacinto2O lugar ideal para relaxar ou se aventurar nas trilhas de off-road. Imagine-se num lugar com mais de 220 alqueires, repleto de trilhas, uma inclusive com avançado sistema de cronometragem ao longo de quatro quilômetros de areia, barro e pedras.

A fazenda é reconhecida por sua estrutura para eventos, mas a sua área voltada ao lazer, recebe calorosamente os turistas em busca de natureza, paz e relaxamento. 

fazenda-coronel-jacinto1Se você aprecia uma boa cachaça, lá eles tem a cachaça Coronel Jacinto, vale a pena provar pois é daquelas de alambique que desce redondo e dá aquele conforto.

Saboreie a comida da fazenda com ingredientes frescos colhidos ali mesmo na horta do restaurante Dona Bá ou bata aquela prosa no bar “A Cachaçaria”.

fazenda-coronel-jacintoAqui os pets são bem vindos, e se você desejar, poderá ainda passear à cavalo ou pescar num dos sete lagos espalhados pela propriedade. Assim, consegue-se desligar dos problemas urbanos.

Marina Confiança

A Marina Confiança está localizada às margens do rio Jaguari, instalada em praticamente 400 metros de margem. Num ambiente estritamente familiar, oferece chalés, apartamentos e a possibilidade de day-use.

marina-confiancaO restaurante foi inaugurado recentemente, com cozinha para até 500 refeições dia, servindo café da manhã, almoço e jantar (sistema self service), com uma linda vista para a represa. Há inclusive uma pizzaria com forno a lenha, com pizzas de massa fina incríveis.

marina-confianca8Há muitas possibilidades de diversão na Marina Confiança, desde um rodizio de pizza com som ao vivo (MPB, Sertanejo Universitário, Rock e som de barzinho) à passeios de lancha com pique nique, passando por caminhadas ao por do sol com brinde de champanhe (pedra do Urubú), bingo, churrasco com buffet no redário, barman na piscina com som ao vivo ou DJ + hidroginástica, jantar temático com som ao vivo, festas com vários temas e cardápio.

A estrutura de lazer conta com quadra de tênis, sauna, fitness, piscinas com toboágua(3 piscinas, sendo 2 aquecidas), pesqueiro, restaurante, playground, brinquedoteca, churrasqueiras, salão de jogos, sala TV e outros, incrível não é mesmo?

A represa onde fica a Marina Confiança, ostenta 300 quilômetros de margem e exibe 50 quilômetros quadrados de espelho de água. Emoldurada por pequenas montanhas e colinas, compõe um dos mais encantadores cenários. Fica a uma altitude de 844 metros acima do nível do mar (é a mais alta do Sistema Cantareira).

Comparando as represas do sistema Cantareira: o Jaguarí/Jacareí, de Bragança Paulista, participa com 750.000.000 m³ (75% do sistema Cantareira – volume útil).

Galpão Busca Vida

 

busca-vida

Criada em 1988, a cachaça Busca Viva, combina a cachaça, mel e limão. Pelo sabor adocicado e aromático, agrada principalmente o paladar feminino. O Carlão(quem inventou a formula) trabalhou na Bahia, num vilarejo chamado Busca Vida, e lá percebia que muitos estrangeiros quando experimentavam a cachaça brasileira, faziam careta, pensando em tornar a experiencia com a cachaça algo mais prazeroso, ele desenvolveu a secreta fórmula, que hoje em dia atravessou oceanos e faz muito sucesso na Europa.

O complexo Busca Vida contempla uma pousada, restaurante, teatro e o local onde é fabricado a famosa bebida. Tudo muito simples e rústico, mas com uma super energia.

Museu do Telefone

Fundado em 1976, aqui se pode conferir de perto um dos primeiros telefones fabricados por Graham Bell (1877). Graças ao interesse que o imperador D. Pedro II despertou ao ouvir Graham Bell explicando o invento.

museu-do-telefone1

Há rumores de que o imperador tinha motivos a mais(uma namorada) para instalar um dos primeiros aparelhos telefônicos do Brasil em Bragança Paulista, pois nessa época, haviam apenas telefone 4 aparelhos no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Bragança Paulista.

Seu acervo é formado por doações da Fundação Telefônica, assim conferimos a evolução da comunicação através dos tempos. Um passeio muito enriquecedor e interativo.

Mercado Municipal – linguiçarias

Apimentada, tradicional, com provolone, com azeitona e bacon, ervas, lombo, franco, hambúrguer, e a legítima caipira cortada na faça e sem conservante. No mercado municipal você encontra vários tipos da autêntica linguiça bragantina, difícil é definir qual levar pra casa. São quatro produtores de linguiça dentro do mercado, que inclusive preparam o embutido lá mesmo na sua frente, num espaço envidraçado onde pode-se acompanhar o seu preparo.linguica-braganca

Na cidade há mais de uma dezena de produtores da famosa linguiça. Mesmo que você tenha perdido a festa da linguiça, pode-se encontrar várias preparações nos restaurantes da cidade.

Gostou das dicas? Você tem algum outro local interessante em Bragança Paulista, para nos indicar? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Quer conhecer mais sobre Bragança Paulista, acesse os links a seguir:

Bragança Paulista: arte e gastronomia

Bragança Paulista: diversão e sossego

Gostou, compartilhe com os seus amigos.