Ilhabela, a Capital da Vela, não tem seus mares recortados só por veleiros, o kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é uma prática aquática que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Confira o vídeo a seguir e sinta a adrenalina das águas de Ilhabela.

As praias de Ilhabela foram invadidas recentemente por enormes pipas coloridas que deram um charme especial e essa incrível cidade litorânea. As pipas encontraram na Ilhabela condições perfeitas para a prática do kitesurf.

A região apresenta condições para iniciantes em praias desertas e sem obstáculos, lagoas para velejo em áreas totalmente planas, e até praias com ondas para os praticantes mais experientes. Os praticantes desse esporte elegeram a Ilhabela, por causa da combinação de ventos constantes em boa parte do ano, diferentes praias para a prática do esporte, boa rede de hospedagem, e variedade de serviços oferecidos. 

Vamos para Ilhabela conhecer o Kitesurf

kitesurf

Chegar a Ilhabela, só é possível utilizando balsas que saem a cada 30 minutos da cidade de São Sebastião, a 200km da Capital. A travessia dura em média 15 minutos e você pode agendar no período de alta temporada para evitar os congestionamentos comuns nas balsas nessa época.

Na gastronomia a Ilhabela também não deixa a desejar. São restaurantes italianos, japoneses, frutos do mar, cozinha caiçara, pizzarias, lanchonetes e inúmeros quiosques.

Além disso, todos os anos no mês de agosto, acontece o Festival do Camarão, na ultima edição, foram apresentadas nesse evento, 100 maneiras de consumir o camarão. Simplesmente maravilhoso. Você pode repor suas energias saboreando deliciosos pratos feitos com esse e outros frutos do mar.

Durante todo o ano você encontra praias tranquilas para praticar o Kitesurf e para relaxar.  Em qualquer época do ano você encontra pousadas e hotéis que atendem aos variados públicos que frequentam a ilha. Afinal, depois de tanta aventura e desgaste físico dos esportes aquáticos, você precisa de um bom hotel, com um serviço que vá proporcionar um descanso adequado para as aventuras do dia seguinte.

Se você não se contenta com pouco, precisa conhecer o DPNY Beach Hotel & SPA, com suítes que mais se parecem um castelo, você vai ter sua energia revigorada da maneira mais deliciosa possível.

Hotel DPNY

Outras opções incríveis para se hospedar em Ilhabela é o Barra do Piúva Porto Hotel, que tem uma infra-estrutura muito boa, com piscina, piscina aquecida, cais para a praia, bares e restaurante. O quarto é espaçoso e limpo. O chuveiro é delicioso. Atendimento muito bom. Café da manhã também excelente.

Pousada Barra do Piuva

O Porto Pacuíba Hotel, oferece excelente custo benefício, café da manhã delicioso e servido até às 11 horas, atendimento impecável, staff competente e supersimpático, ótimas acomodações e infraestrutura de lazer, e localizado num dos trechos mais bonitos e sossegados do arquipélago

Porto Pacuíba Hotel

Para os que querem se iniciar no esporte, Ilhabela já conta com algumas escolas que preparam os alunos em até sete horas de aula para ficar de pé na prancha. Claro que isso depende do preparo físico de cada um. Alguns ficam em pé em apenas uma semana, mas para garantir que o aluno entenda bem o funcionamento da pipa, duas semanas seria o ideal, com duas horas de aula por dia. As aulas geralmente compreendem lições sobre o material, segurança, teoria e prática, além do translado até a praia da aula.

Praia da SiriúbaAs aulas de kitesurf em Ilhabela normalmente são nas praias do Perequê, Siríuba, Ponta das Canas e Armação, por terem as melhores condições devido às formações montanhosas de São Sebastião com as de Ilhabela formando um corredor de ventos constantes durante o ano todo no canal de São Sebastião.

É um passeio muito indicado para fazer entre amigos já que além do Kitesurf, a vida noturna em Ilhabela é bem agitada durante todo o ano. Animou-se para aprender algo novo nesse verão?

Gostou das dicas? Conhece uma praia ideal para a prática do kitesurf? Compartilhe conosco. Se quiser nos enviar um foto, estamos no Instagram, basta adicionar a #viajantebrasileiro e participe conosco dessa aventura.

Quer conhecer mais sobre Ilhabela? Confira os links a seguir.

Velejar em Ilhabela

Ilhabela, praias paradisíacas

Gostou, compartilhe com os seus amigos.